Violência financeira contra o idoso

A vida é um ciclo. Nós nascemos e necessitamos de cuidados, crescemos e passamos a cuidar de alguém e quando envelhecemos precisamos de cuidados novamente. Infelizmente algumas pessoas se aproveitam da vulnerabilidade da terceira idade, assim ocorre a violência contra o idoso. Neste artigo falaremos sobre uma violência em específico, a financeira.

O Disque 100, serviço de denúncias da ouvidoria da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal (SDH), apresentou dados que mostram que dos tipos de violência cometidos contra os mais velhos, a financeira é a terceira maior do Brasil, atrás da psicológica (intimidação verbal ou não verbal, ameaças e humilhações) e negligência (abandono dos cuidados ao idoso).

Esse tipo de crime pode ocorrer quando o idoso por necessitar de ajuda, confia na pessoa que deveria lhe auxiliar e essa pessoa se aproveita da facilidade de acesso para se apropriar ou desviar os bens ou rendimentos do idoso. Mais da metade dos crimes de abuso econômico de idosos envolve os parentes mais próximos, como filhos, netos e sobrinhos.

Exatamente por acontecer em ambiente familiar, a violência financeira contra o idoso é dificilmente percebida e se apresenta de diversas formas, que incluem desde furto de dinheiro e objetos, falsificação de assinaturas até a ameaça de abandono em troca de suporte financeiro. E infelizmente às vezes o idoso não quer prestar denúncias pois existe uma dependência emocional, eles acreditam que não vão sobreviver sem a presença do familiar agressor.

De acordo com a supervisora do Procon Assembleia, Giovanna Chiabai, Lojas e bancos também são responsáveis por casos de abuso. O órgão recebe diversas denúncias de fraude e lesão realizada em idosos através de telefones, como as feitas por meio de aplicativos, até invasão de conta bancária, empréstimos não autorizados, parcelamentos com juros altíssimos e propaganda enganosa

Proteger a pessoa idosa é uma obrigação da sociedade e temos o dever de denunciar às autoridades competentes qualquer forma de violação aos direitos do idoso que tenha testemunhado ou de que se tenha conhecimento. As denúncias de agressão contra o idoso podem ser registradas em qualquer delegacia, além de também poderem ser feitas por telefone nos números Disque-Denúncia 181 ou o Disque 100. O Disque 190 também pode ser acionado e outra opção é registrar a denúncia pela internet. Em todos os métodos é garantido aos denunciantes o anonimato.

Não seja conivente com qualquer tipo de violência, denuncie!

Se quiser contratar nossos serviços entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Comaprtilhe:

Posts Relacionados