Para promover maior conscientização quanto à relevância da avaliação diagnóstica precoce e da submissão ao tratamento, o Dia Mundial do Transtorno Bipolar foi instituído em 30 de março pela Sociedade Internacional para Transtornos Bipolares.
O transtorno bipolar é uma doença mental que pode aparecer em qualquer fase da vida. Contudo, é na terceira idade que ele se torna ainda mais perigoso, dificultando seu tratamento. Por se tratar de uma doença mental, o transtorno bipolar afeta o comportamento do indivíduo, causando oscilações entre períodos de bom humor que podem ser seguidos de tristeza e depressão. É um transtorno psiquiátrico que pode causar grande sofrimento em quem é acometido por ele e em familiares, amigos e cuidadores que convivem constantemente com esse indivíduo. É importante manter-se atualizado a respeito da sintomatologia característica do transtorno.
Alguns sintomas do transtorno bipolar incluem:
- Distrair-se facilmente;
- Falar em excesso;
- Dificuldade para dormir;
- Manter comportamento extravagante;
- Ter autoestima elevada e ilusões;
- Sofrer mudanças repentinas de humor;
- Afastar-se de atividades que costumar gostar;
- Negligenciar cuidados com a aparência;
- Apresentar comportamento compulsivo.
O transtorno se caracteriza por oscilações de humor e existem dois tipos de Transtorno bipolar, do tipo I e tipo II, onde no primeiro a pessoa passa por momentos de depressão e de mania e no segundo há momentos de hipomania e depressão.
Nos episódios de depressão o idoso tende a se isolar, procura ficar mais na cama, muitas vezes há perda de apetite e alterações no sono. Já nos momentos de hipomania o paciente costuma ficar mais alegre, um tanto eufórico, com mais energia que o habitual. Já na mania ele tem a excitabilidade e euforia mais intensos, com risco a ter condutas que o colocam em risco. Para que esses episódios sejam classificados dentro da bipolaridade, é necessário que os sintomas persistam por no mínimo 4 dias.
A família e os cuidadores acabam por serem afetados pelos sintomas, já que estão em convívio direto com o idoso ao participarem de sua rotina, e acabam por ser o alvo das oscilações de humor e acompanham o decorrer dos episódios. O GRUPO SAID busca ter um olhar humanizado a terceira idade, dedicamos a eles o melhor cuidado para que se sinta amparado e compreendido em todas as instâncias. Estamos sempre dispostos a cooperar para o desenvolvimento dos nossos idosos e a ouvir a família e cuidadores.