Sintomas atípicos de infecção em idosos dificultam diagnóstico

Pneumonia, infecção urinária e de pele são algumas das infecções mais comuns entre idosos. Os sinais típicos na maioria das faixas etárias incluem febre e mal-estar, porém entre os idosos, especialmente aqueles com mais idade ou com doenças crônicas, quando acometidos por infecção, apresentam sintomas atípicos como confusão mental, hipotermia (redução considerável da temperatura) e mudanças importantes no comportamento.

Sonolência e fraqueza geral, quadros de confusão mental, agitação, agressividade e até mesmo uma queda podem ser manifestações em potencial de uma possível infecçã

o. Naqueles com alguma dificuldade cognitiva, pode ocorrer redução nos níveis de consciência e, em caso de uma infecção mais grave, ao invés da febre, estar presente uma hipotermia e hipoglicemia.

O risco de sintomas atípicos é maior quando o idoso apresenta junto com a infecção, doenças debilitantes ou que comprometam a imunidade, como demências em estágio avançado, diabetes, doenças cardíacas e pulmonares.

Na SAID nossos cuidadores são treinados para reconhecer quaisquer sinais que possam indicar alguma mudança na saúde do paciente, mas isso não invalida a necessidade de os familiares ficarem atentos e aprenderem a reconhecer os sinais.

Os sintomas atípicos podem ser os seguintes:

  • Mudança de comportamento: Se o idoso muda seu comportamento sem nenhuma razão específica, de agitado, comunicativo e brincalhão, para apático, prostrado e isolado, ou se irritando com facilidade, ou o contrário, pode ser sinal de infecção.
  • Confusão mental e alucinações: Confusão mental pode ser também sinal de outras doenças como demência, mas também pode indicar uma infecção não diagnosticada.
  • Hipotermia: Em infecções mais graves, ao invés de ocorrer a febre que é a hipertermia, o corpo tende a se resfriar, podendo levar a um quadro de hipotermia.
  • Sonolência e redução dos níveis de consciência: Principalmente nos pacientes que apresentam déficits cognitivos, as infecções podem levar a uma maior sonolência e até reduzir a consciência.

Lembre-se que em caso de qualquer sintoma anormal no idoso recomenda-se a avaliação com médico geriatra, para diagnosticar a causa e indicar o melhor tratamento.

A SAID disponibiliza cuidadores e uma equipe multidisciplinar altamente preparada para reconhecer todos esses sintomas.

Conheça nossos serviços!

Comaprtilhe:

Posts Relacionados