Escuta ativa: Como ouvir o outro melhor

A escuta ativa é uma habilidade treinável que permite se concentrar totalmente no próximo. Considerada uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde, esse tipo de comunicação é vital para um bom atendimento.

Sabemos da importância da comunicação: Ela nos conecta ao mundo e entendê-lo. Mas esse mundo a nossa volta está agitado e caótico, então são poucos os que conseguem nos escutar de verdade. Você que está lendo com certeza já teve um momento em que foi muito bem atendido, porque sentiu que o outro estava “te olhando de verdade”, que lhe tratou com o devido respeito e cuidado necessário no momento. Isso foi porque essa outra pessoa aprendeu como escutar ativamente!

Antes de falar, precisamos primeiro aprender a ouvir. No blog de hoje, vamos falar sobre escuta ativa.

O que é escuta ativa?

Escuta ativa não é um ouvido limpo, mas sim a paciência e o interesse genuíno no que o outro tem a dizer. Perceba se em algum momento numa conversa, você apenas esperou o outro parar de falar para que você comece. Se você já tem a sua fala preparada, talvez não esteja absorvendo totalmente o que o outro tem a dizer, ou pelo menos, não está demonstrando isso.

A escuta ativa é essencial para o atendimento de um psicólogo. A psicóloga do Grupo SAID Tais S. Fernandes já fez um post sobre a atuação do psicólogo nos cuidados paliativos que menciona essa habilidade.

Como melhorar a escuta ativa

Cada um possui suas particularidades, e alguns podem ter facilidade em melhorar a inteligência comunicativa. Mas mesmo que alguns já praticam a escuta ativa naturalmente, essa habilidade pode ser trabalhada.

Práticas como mostrar interesse genuíno, evitar interromper o outro ou julgar são excelentes pontos de partida. Uma ótima oportunidade para praticar é perguntar para alguém da família sobre a sua história. São pessoas próximas com tantas histórias para contar, são raras às vezes que encontramos alguém disposto a conhecer. Para os que moram sozinhos, que tal começar perguntando o nome daquele vizinho ou do padeiro, que vemos toda hora, mas não sabemos sequer como se chamam?

Para os profissionais do Grupo SAID, cada atendimento é uma oportunidade. Por isso, somos preparados com treinamentos e conhecimento técnico para cada paciente e suas particularidades.

Comaprtilhe:

Posts Relacionados