O contexto familiar do idoso faz toda diferença em sua qualidade de vida. Ter o cuidado, carinho e atenção de quem se ama é imprescindível para estabelecer bons relacionamentos, melhora do humor, autoestima e bem-estar. O Dia da Família vem para lembrar o quão insubstituível ela é, pois podemos ser bem amparados de diversas formas, mas nada substitui a participação da família nas relações. Vale lembrar que família é o grupo de indivíduos que protegem e amam você. Uma família pode ser formada por diferentes membros, não apenas um pai, uma mãe, por exemplo.
Sejam idosos lúcidos e orientados ou idosos que tem algum comprometimento físico ou mental, é perceptível as implicações das relações sociais no seu desenvolvimento.
Quais os impactos do convívio familiar na vida do idoso?
- Auxilia na manutenção do humor: Uma vez que o idoso está em contato com familiares, se sente mais acolhido e com isso seu humor tende a melhorar.
- Sensação de pertencimento: O ser humano por natureza é um ser social e estar incluído em um grupo, seja ele familiar, de amigos ou colegas de trabalho é valoroso, necessitamos sentir que pertencemos a algum lugar.
- Aumento da comunicação: A linguagem expressa o que pensamos e sentimos, quando temos liberdade de expor nossos desejos e insatisfações, podemos nos posicionar em relação ao que acontece ao nosso redor, nos tornando mais ativos e participativos do nosso contexto de vida.
- Melhora da afetividade: Todos necessitam de demonstrações de carinho e afeto. Para o idoso isso não é diferente e é importante que se sintam amados e valorizados. Isso é uma via de mão dupla a qual todos os membros da família se beneficiam.
Então, nesse Dia da Família, a SAID aconselha que se aproveite o tempo que se tem com os entes queridos para se aproximar uns dos outros e criar novas memórias.