Nosso organismo produz vitamina D a partir da exposição ao sol. Expor a pela ao sol supre de 80% a 90% da necessidade diária de vitamina D.
A vitamina D é muito importante para o metabolismo osteomuscular, neuronal e cardiovascular, principalmente das pessoas da terceira idade. Porém nos idosos a produção de vitamina D na pele exposta ao sol é menor que em jovens adultos.
Alguns dos sintomas de deficiência de vitamina D incluem:
- sensação de cansaço;
- perda de equilíbrio;
- espasmos musculares;
- mal-estar.
Algumas doenças que podem decorrer da deficiência de Vitamina D:
- câncer;
- depressão;
- osteoporose;
- resfriados e gripes;
- asma;
- artrite reumatoide;
- obesidade.
Para evitar a deficiência, que pode ser extremamente prejudicial à saúde, principalmente a do idoso, as pessoas idosas podem se valer da fonte alimentar, que responde por cerca de 10% a 20% dessa vitamina no organismo humano, para priorizar alimentos com alta concentração da substância quando forem diagnosticadas com deficiência vitamínica.
Alguns dos alimentos ricos em vitamina D são:
- gema de ovo;
- peixes como salmão, atum e sardinha;
- fígado bovino;
- fígado de galinha;
- cogumelos secos;
- ostra;
- leite fortificado, manteiga e queijos;
- óleo de fígado de bacalhau.
E algumas vezes pode-se fazer necessário entrar com suplementação. Mas a reposição/suplementação da vitamina D deve ser feita com critério, após avaliação médica, uma vez que se feita de forma inadvertida pode causar intoxicação.
Na SAID temos uma equipe multiprofissional e cuidadoras altamente qualificadas, que orientam os residentes sobre a importância da exposição saudável ao sol.
Se quiser saber mais ou contratar nossos serviços clique no botão abaixo e fale com um especialista.